IMMERSO HOTEL

SUSTENTABILIDADE

No Immerso a sustentabilidade é um modo de estar. assumimos desde o primeiro dia um compromisso com a comunidade, e desenvolvemos práticas de sustentabilidade social, económica e ambiental para criar experiências com um impacto positivo nas pessoas e no planeta. 

Situado na Ericeira, uma Reserva Mundial de Surf única na Europa, o Immerso está rodeado de natureza, num vale verde e aconchegante, com uma vista maravilhosa para o mar, ar puro, beleza e biodiversidade. 

Desenvolvido num profundo respeito e consonância com o espírito do lugar, o projeto de arquitetura, da autoria de Tiago Silva Dias, promove o equilíbrio entre os valores naturais e a edificação, através da integração da construção no terreno, do qual nasce. Este é para o arquiteto o vetor axial dos princípios conceptuais que presidem ao desenho do hotel. As questões de sustentabilidade ambiental, como o ajustamento às condições climatéricas do local e a eficiência energética, foram determinantes no desenvolvimento do projeto, inspirando-se nos princípios dos modelos da arquitetura atlântica meridional, com elementos construídos cuja função é proporcionar conforto hidrotérmico, recorrendo a soluções construtivas de baixo impacto ambiental.

O projeto de arquitetura paisagista, assinado por Margarida Quelhas, responde às mesmas premissas. Tudo foi pensado ao pormenor para respeitar a sabedoria da natureza e a preexistência, escolhendo-se plantas autóctones favoráveis à regeneração do terreno. O nosso jardim biológico permite-nos cultivar muitos dos ingredientes que depois serviremos à nossa mesa: espécies de ervas aromáticas, pomares e legumes variados, sempre plantados e cuidados de acordo com as estações, e servidos frescos respeitando o princípio da sazonalidade.

No design de interiores, a sustentabilidade expressa-se na aposta pelo local e pelo fortalecimento da comunidade. A maioria das peças escolhidas para os nossos quartos e espaços comuns, são de design português, produzidas por fabricantes que conhecemos pessoalmente, apoiando a produção nacional. Muitas peças são mesmo feitas de forma artesanal, potenciando assim a reutilização de materiais.
A preocupação com a sustentabilidade é transversal a todas as decisões que tomamos. Escolhemos os nossos parceiros com base na oferta de produtos certificados e nas práticas sustentáveis que seguem. Mas também na proximidade e de uma forma simples, aliamos os sabores tradicionais e da época, ao crescimento da economia local. Dentro dos nossos quartos, e em todo os espaços do IMMERSO, apelamos a um consumo consciente. A água é naturalmente um grande foco para nós, e por isso apelamos aos nossos clientes a reduzirem o consumo de água. Reduzimos o plástico descartável ao essencial.

Para reduzir ao máximo as emissões de carbono, apostamos na mobilidade verde dentro e fora das nossas instalações. Todos os nossos carros de serviço para transporte de passageiros e bagagens, assim como o carrinho de apoio ao hotel, são elétricos. O nosso parque de estacionamento estará também preparado com pontos de carregamento elétrico para os nossos hóspedes.