Natureza

Centro Recuperação Lobo Ibérico 

Gradil

Criado em 1987 pelo Grup Lobo, o CRLI localiza-se no Gradil, o tem como objetivo assegurar a proteção dos Lobos que não estão aptos para viver em liberdade por diferentes razões, quer seja por serem vítimas de armadilhas, de maus tratos ou de cativeiro ilegal. 
O CRLI proporciona aos seus visitantes atividades pedagógicas sobre a bio-ecologia e o comportamento do lobo, os perigos que enfrenta e a importância da sua conservação. 
Através da visita ao santuário conseguimos observar os lobos num ambiente o mais próximo do seu habitat. Visitas aos fins de semana e feriados mediante marcação prévia.

Birdwatching 

Mafra

A observação de aves tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e curiosos em Portugal, e Mafra é um ponto de excelência para quem a pratica.
A Tapada Nacional de Mafra - local onde as aves de maior porte encontram tranquilidade, abrigo e alimento necessário para o seu desenvolvimento, permite a observação da Águia-de-Bonelli, o Açor, o Bufo-Real (a maior ave de rapina noturna da Europa) e a Águia-Cobreira, para além de outras 60 espécies de pequenas aves. Fora da Tapada existem outros quatro núcleos de observação: Zonas ribeirinhas de Cheleiros e Carvalhal, o Vale da Senhora do Ó e Foz do Lizandro, as praias a norte da Ericeira e até Ribeira d'Ilhas e a Charneca, mais precisamente na ponta de Messapez, Talefe. Em todos estes locais existe grande variedade de espécies, como o Maçarico-bique-bique, o Maçarico das Rochas, a Galinha d'água ou a Garça-Branca, para além de uma enorme diversidade de pequenos pássaros.

O Abrigo do Jumento - Burricadas 

Mafra

Criado em 2007, o projeto Burricadas tem como objetivo proteger, preservar e divulgar o burro em Portugal. Junto ao penedo do Lexim, o espaço é uma área protegida com 5ha, onde são acolhidos burros velhos, abandonados e/ou maltratados, e onde os animais recebem todos os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar.  As visitas são de 1h30 e além de incluírem as atividades diárias de cuidados aos animais, como escovar e alimentar, incluem também um percurso interpretativo da biodiversidade da região. Visitas com marcação prévia e com um custo simbólico 5€, para apoiar o projeto.

Quinta Pedagógica de Burros

Magoito

Escovar um burro, fazer uma festa num coelho, poder alimentar uma cabra, tocar na lã de uma ovelha, acariciar uma porca do Vietname e montar um pónei são algumas das atividades desenvolvidas nesta Quinta Pedagógica com um enfoque especial no burro, uma das espécies animais em maior perigo de extinção em Portugal. Localizada no Parque Natural de Sintra – Cascais, a sua missão promover atividades educativas e divertidas para famílias, estimulando o respeito pelos animais e pela natureza. As visitas são em modo familiar, sempre acompanhadas por um monitor.