#ERICEIRA #PORTUGAL

TERRA DE OURIÇOS, PRAIA, SURF E NATUREZA.

VILA PISCATÓRIA DE RUAS
CAIADAS DE BRANCO E AZUL
A Ericeira é uma charmosa vila de pescadores na costa oeste de Portugal. Conhecida pelas suas praias deslumbrantes e vibrante cultura do surf. Celebrada pela sua cozinha de peixe fresco e marisco, e pela sua costa, que faz parte da Reserva Mundial de Surf, atraindo surfistas de todo o mundo.
As ruas estreitas e de calçada da vila são ladeadas por casas caiadas de branco, adornadas com detalhes azuis, que conduzem até ao azul do Oceano Atlântico.

PALÁCIO NACIONAL MAFRA

Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi finalista da eleição das Sete Maravilhas de Portugal em 2007 é, desde 2019, Património Mundial da UNESCO. A obra-prima do Barroco Português foi mandada construir por D. João V (1689-1750) para cumprir uma promessa. O rei prometeu construir um Palácio-Convento na vila de Mafra, caso a Rainha lhe desse descendência. E assim foi. Em 1717 inicia-se a construção do conjunto, também conhecido como Real Convento de Mafra, com mais de 40.000 m2 e 1200 divisões formado por um Paço Real, uma Basílica e um Convento.

TAPADA DE MAFRA

Na Tapada podem fazer-se percursos pedestres com ou sem guia (trilhos de 4 a 9km), percursos BTT, arborismo, passeios de charrete entre muitas outras atividades. Criada no reinado de D. João V, após a construção do Convento de Mafra, a Tapada, classificada com Património Mundial da UNESCO, foi pensada como parque de lazer para o Rei e a sua corte. São mais de 800 hectares de natureza, entre sobreiros, o pinheiros-mansos e diferentes variedades de carvalhos.

JARDIM DO CERCO

Criado em 1718 à imagem de um Jardim Barroco, com inspiração em Versalhes, por D. João V, este espaço estende-se por 8 hectares de bosque e jardins com recantos, sombras, cascatas e um aqueduto de 4 km que conduz as águas desde as nascentes no ponto mais alto da Tapada, através de íngremes colinas até chegarem aos jardins. Na famosa Horta dos Frades eram plantadas espécies botânicas para serem consumidas no Convento e Palácio de Mafra, além das plantas e raízes colhidas na Tapada.

ÓBIDOS

Uma vila medieval, dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas e pequenos largos, e a célebre Ginjinha de Óbidos, terá mil recantos pitorescos para descobrir.

SINTRA

No século XIX, Sintra era o destino da nobreza e das elites portuguesas, e ainda hoje a arquitetura romântica evoca esse charme do passado. Uma visita a Sintra tem de contemplar um percurso pelas ruelas da vila, onde pode descobrir recantos belíssimos e edificações de época, assim como uma visita aos diversos palácios e jardins idílicos erigidos nas imediações.

AZENHAS DO MAR

A cerca de meia hora de carro, encontramos esta vila junto ao mar onde o presépio de casas se foi instalando nas arribas da falésia. As Azenhas, como são conhecidas, são uma paisagem única no mundo. Com bons e variados restaurantes, paisagens e espaços naturais, a vila é paragem obrigatória para todo o tipo de viajantes, mas sobretudo para os bons garfos.

GET INSPIRED

Descubra as últimas novidades. Desfrute de experiências memoráveis que celebram a essência do slow living.